TELEVENDAS & SAC 55 (19) 3229-5900

Mais Saúde

Banner Cabecalho 4

Mais Saúde, Cuidados na Podologia

O profissional legalmente habilitado faz uso de todos meios de biosegurança disponíveis, e com certeza evitará muita das complicações que poderão surgir.

Com relação ao profissional que exerce a profissão ilegalmente, o mesmo faz parte da alçada criminal, tendo em vista dispositivo da Lei de Contravenções Penais- LCP.

A LCP contempla, no artigo 47, que ‘exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado seu exercício implica em pena de prisão simples, de quinze dias a três meses ou ao pagamento de multa, por exercício ilegal de profissão’.

O exercício ilegal como contravenção respalda, exatamente, a argumentação de que as profissões ou atividades que representem riscos à população, devem ficar restritas aos profissionais devidamente qualificados, caso contrário, não haveria razão para sua inclusão na LCP.

Nós Podólogos/ pedicure nos responsabilizamos pelos serviço que prestamos. O Profissional de qualquer área mais bem sucedido, não são apenas pelo que sabem, mas por sua necessidade insaciável de buscar mais e mais conhecimento.

A boa higiene é um dos requisitos para a saúde do podólogo/ pedicure e demais profissões que têm como área de trabalho a pele humana. A cada dia, os profissionais destas áreas vão evoluindo no Controle de Infecção Cruzada (CIC ), ou através da limpeza, esterilizarão, anti-sepsia dos equipamentos, ou pela utilização de produtos descartáveis. A tendência do utilizar produtos descartáveis de uso único para evitar risco de contaminação não é um fato recente. Se você analisar, esta preocupação vem de longe, e está presente em todos os aspectos de nosso dia – a – dia. É o caso de copos, seringas, agulhas, toalhas, preservativos, guardanapos e uma infinidade de produtos.

Da AIDS à Hepatite B e C afinal, existe uma série de vírus, bactérias, fungos (micose), colocando em risco a vida humana. Especificamente na PODOLOGIA, o Controle de Infecção são as principais preocupações. Tanto para o profissional como para o cliente, por isso, o uso de produtos descartáveis é fundamental.

Padrão de Qualidade

Considerando a existência em nosso mercado, de produtos abaixo dos padrões mínimos de qualidade, e diante da gravidade das enfermidades existentes de riscos de contaminação a que estão expostos os profissionais da área, a segurança promovida pela boa qualidade de seu material e o uso de produtos descartáveis nunca pode ser preterida. Recomendamos muito cuidado antes de adquirir o produto, verifique a sua qualidade. Queremos esclarecer aos profissionais, que não confundem esterilização com uma ‘lavadinha ‘ Nunca reutilize – as. Como diz o ditado: ‘O barato, sai caro’.

Custo x Segurança

O Custo de materiais descartáveis são fatores negativos apontados pelos profissionais. O que deve ser almejado é o hábito. Os clientes aprovam o seu uso no mundo inteiro. Se o profissional se sentir muito prejudicado com este custo adicional, é melhor incluí – lo no preço do atendimento. Se o cliente reclamar ,então não use. É sinal que ambos se merecem por não respeitarem sua saúde. E aqui, uma palavra aos colegas que têm costume de usar relógio, anéis, pulseiras, alianças, unhas compridas, etc.: estes adereços não combinam com o Controle de Infecção Cruzada. A questão não é estética, mas técnica, não há como contestar.

Despojemo-nos de tudo para trabalhar. Se o relógio de pulso é para o controle do tempo de atendimento, compremos um relógio de parede.

Também é necessário o uso de mascara para que o profissional não seja exposto ao pó que provem do trabalho que esta sendo realizado pois este também poderá estar contaminado e terá Contato imediato com as vias respiratórias, podendo ocasionar alguma doença no sistema.

Histórico

Era bacteriológica tem inicio em 1880, com os trabalhos básicos: Louis Pasteur ( 1822 – 1895 ).Em 1880 Pasteur, demonstrou que os microorganismos podiam ser mortos pelo calor e que o tempo necessário para matar era tanto menor quanto mais elevada à temperatura a que era submetido.

Na Podologia usamos artigos invasivos e não invasivos, para identificar quais procedimentos que cada artigo necessita antes de seu uso classificamos os mesmos em artigos:

1 CRÍTICOS: entram em contato com tecido estéril ou sistema vascular. Penetram através da pele são invasivos. Apresentam alto risco de infecção, se contaminados. Devem sofrer esterilização.

  • Bisturis
  • Alicates
  • Brocas

2 SEMICRÍTICOS: entram em contato com a pele não integra. Devem sofrer desinfecção de alto nível para destruição de todos os microorganismos, com exceção de esporos.

  • Pinça
  • Cureta
  • Estilete
  • Espátula
  • Lixas

3 NÃO-CRÍTICOS: entram em contato com a pele intacta. Devem sofrer limpeza. – Aparelho de massagem

  • Estojo de bisturis
  • Bandejas
  • Aplicador de gases
  • Caneta / Mandril

OBS: A casos onde as lixas entram na classificação CRÍTICOS, pois ocorre o contato com o tecido estéril. Apresentam alto risco de infecção.

Limpeza

É a operação pela qual se faz a remoção física de sujidades para manter limpos os artigos, pois a presença de matéria orgânica dificulta a ação dos produtos químicos nos processos de desinfecção e esterilização.

Evitar que a matéria orgânica seque no material, dificultando a sua remoção.

a) Não usar detergente de uso doméstico.
b) Não utilizar detergente com germicida (germicida não é um bom produto de limpeza, além de ser neutralizado pelos resíduos).

Desinfecção / Descontaminação prévia com agente químico

É importante que todos os instrumentos seja meticulosamente limpos. Os instrumentos devem ficar em submersão total no produto, durante 30 minutos em solução de produtos químicos para inativar a maioria dos microrganismos patogênicos, recipiente fechado, antes de serem limpos. Caso seja usado álcool, a superfície deverá ser limpa várias vezes, uma vez que este produto evapora rapidamente.

Esterilização

Procedimento utilizado para destruição de todas as formas de vida microbiana. A diversos métodos de esterilização:

Estufa A esterilização pelo calor seco, em ESTUFA, é um método apropriado para instrumentos PODOLÓGICO, que tolerem uma temperatura de 170°C. Constitui o meio mais importante de esterilização, nos casos em que a esterilização exige um tempo de aquecimento prolongado e quando o vapor sob pressão é injustificado ou indesejável.

Tempo e temperatura de esterilização:
Tempo mínimo de 2 horas a 170°C para material limpos. Após a desinfecção dos instrumentais, lavado e secado com toalha de papel descartável, coloque na estufa a 170°C, iniciando a contagem de tempo de esterilização.

Autoclaves É a esterilização pelo vapor SATURADO SOB PRESSÃO é o método aconselhado para instrumentos reutilizável, utiliza-se vapor de água saturado para uma determinada temperatura, esta á máxima pressão.

Tempo e temperatura de esterilização:
Em geral a esterilização é feita em temperatura (Ta) de 121°C, de 15 a 30 libras de pressão por 30 minutos.

Mais Segurança nos Salões

Novos métodos estão sendo usado como medida profilática para fazer as unhas dos pés e das mãos, agora, fica a cargo das manicures controlarem a transmissão de doenças.

Todo o material utilizado pelas profissionais é devidamente esterilizado, com exceção dos recipientes plásticos, lixas e palitos. É aí que mora o perigo. Não podem ser esterilizados, e por mais cuidado que se tenha, fica fácil a proliferação e transmissão de doenças e infecções causadas por bactérias muito resistentes, sem falar do risco da hepatite B e C. A doença mais comum e facilmente transmissível é a micose, que incomoda, causa certo constrangimento e o tratamento pode durar cerca de 1 ano. Os cuidados devem ser redobrados em salões de beleza, onde diariamente utensílios são usados por diferentes pessoas.

Os palitos e lixas devem ser descartáveis,o que talvez dificultaria as coisas seriam as lixas de pés, “seria´´ pois já existe no mercado lixas descartáveis para os pés são praticas, higiênicas e baratas.

Já que as mãos e os pés são o cartão de visita da pessoa, e aparência ruim pode dar impressão de desleixo.Alicate de cutícula não é o único vilão.Uma coisa que as pessoas não se preocupam é com a lixa. Ela também pode transmitir doenças.Por mais que a limpemos, sempre há a possibilidade de ficar resíduo. Sendo assim o uso de material descartável principalmente a lixa é obrigatório. Apesar de afirmarmos que a beleza exige sacrifícios, ir ao salão representa, para a maioria de nós, um momento de prazer, relaxamento e até mesmo felicidade. Afinal, são algumas horinhas que damos de presente a nós mesmas. Só que, no reino mágico das escovas, chapinhas, esmaltes e alicates, também mora uma bruxa má (doida para acabar com nosso visual): a sujeira! Portanto, na hora de eleger um salão, devemos estar atentas a pequenos cuidados que fazem uma diferença enorme, especialmente para a nossa saúde. Antes de mais nada, repare bem em todos os cantinhos do salão que você frequenta. Não tenha vergonha de demonstrar que está mesmo de olho na rotina de higiene de cada funcionário. Comece pelas manicures, pois os apetrechos que utilizam para fazer as unhas, tanto das mãos quanto dos pés, são os maiores vilões na transmissão de doenças. “O alicate é o instrumento mais perigoso. Outro grande transmissor de bactérias e fungos (do tipo cândida), que provocam manchas brancas embaixo da unha, é o pauzinho de laranjeira. Dependendo da gravidade do fungo, a paciente precisa ficar sem fazer as unhas até que o problema seja sanado.As lixas então nem se fala, uma arma em potencial… Já pensou?

Todos esses cuidados podem parecer frescura. Mas, quando for marcar sua próxima ida ao salão de beleza, lembre-se das dicas. Com o tempo, você vai perceber que a sua saúde merece também todos os tipos de cuidado. É apenas uma questão de hábito aprender a dar mais atenção a ela. Afinal, você merece.

Para sair de um salão de beleza realmente bonita, não basta que a aparência esteja impecável. A higiene é ponto fundamental!

Bibliografia

– Série da Organização Mundial da Saúde.

– Diretrizes sobre métodos de Esterilização e Desinfecção Eficazes: Contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). INTERNET.